terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dicas culturais para o feriado do Dia da Consciência Negra

Por Denise Martins e Mariane Camargo (estagiária de Comunicação Social)

Samba, Chorinho e Cachaça no Museu da Imagem e do Som

Neste dia 20 de novembro será comemorado o Dia da Consciência Negra. Confira as nossas dicas culturais para aproveitar o feriado.

O Museu da Imagem e do Som uma homenagem às raízes afro-brasileiras. "Samba, chorinho e cachaça" contará com duas apresentações ao ar livre e com entrada gratuita.

O primeiro show, às 15h, será com o grupo Bora Barão, formado por músicos especializados em chorinho e samba de gafieira. Logo depois, às 17h, será a vez de João Borba, cantor de 75 anos, e sua banda. A apresentação oferece um repertório variado e descontraído, incluindo clássicos de Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Cartola, os grandes afro-sambas de Vinicius de Moraes e Baden Powel, entre muitos outros.

Além das apresentações, serão oferecidas doses de cachaça gratuitamente, para que o público possa degustar.

Serviço

Local: Museu da Imagem e do Som
Data: 20 de novembro
Horário: A partir das 15h
Endereço: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo
Entrada Gratuita


Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana no Museu da Casa Brasileira

O multi-instrumentista Carlinhos Antunes dirige sua Orquestra Mundana, no concerto Muvuca. O programa traz músicas do repertório do CD Muvuca, gravado em estúdios no Brasil e na França, com ênfase nas composições e temas do continente africano, que mistura baião, valsa, choro, ritmos latinos e africanos.

Além disso, haverá uma oficina educativa, que terá início às 14h30, trabalhará questões da cultura afro-brasileira a partir da observação de peças do acervo da instituição, em especial o pilão, utensílio essencial na culinária africana, que será recriado por meio da papietagem, técnica que consiste em sobrepor diversas camadas de jornal. Voltada às famílias e ao público em geral, a atividade reserva 25 vagas, sem limite de idade.

Serviço

Local: Museu da Casa Brasileora
Data: 20 de novembro
Horário: A partir das 11h
Endereço: Avenida Brigadeiro Faia Lima, 2705 - São Paulo
Inscrições para a oficina pelo telefone (11) 3032-2499 ou pelo email: agendamento@mcb.org.br.


Dia da Consciência Negra no Vale do Anhangabaú

Diversos artistas brasileiros e internacionais se apresentarão no Vale do Anhangabaú, neste feriado, em comemoração ao dia da consciência negra. Os shows começam nesta terça-feira, a partir das 18h

Ao longo do dia 20, haverão exibições da Filarmônica Afro Brasileira e shows de MPB, além de apresentação de grupos de funk e pagode. Para encerrar a festa, o músico americano Keith Sweat traz os clássicos do R&B, a partir das 21h.

Serviço

Local: Vale do Anhangabaú
Data: 19 e 20 de novembro
Horário: Dia 19, das 18h às 23h20 e dia 20, das 12h às 21h
Endereço: Vale do Anhangabaú, próximo às estações Anhangabaú e São Bento do Metrô.
Entrada gratuita.


Exposição A Nova Mão Brasileira

O Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, celebra nesse Dia da Consciência Negra os 25 anos de lançamento do livro-exposição "A Mão Afro-Brasileira - Significado da Contribuição Artística e Histórica".

A exposição “A Nova Mão Afro-Brasileira”, com curadoria de Emanoel Araujo, terá salas especiais e retrospectivas com obras de artistas dos séculos XVIII e XIX, modernos e contemporâneos. Entre os homenageados, Maria Lídia Magliani, Maurino de Araújo e Yêdamaria.

Além da exposição, haverão apresentações musicais, debates e até um coquetel. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Serviço

Local: Museu Afro Brasil
Data: 20 de novembro
Horário: A partir das 11h
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Parque Ibirapuera, portão 10 - São Paulo.


Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).