quinta-feira, 16 de março de 2017

Dia Nacional do Ouvidor

Hoje, 16 de março, é celebrado o Dia Nacional do Ouvidor, por isso contaremos um pouco da história de nossa Ouvidoria - a primeira de um serviço público no Estado de São Paulo, inciativa que foi destaque nos jornais da época. 


Em 15 de janeiro de 1992, foi publicada a Resolução 4 da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, que criou o serviço de Ombudsman na Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população através de um canal direto de comunicação  para a recepção e análise de suas críticas, queixas e sugestões.

Matéria de O Estado de São Paulo - 19/4/1992
A primeira ouvidora do Procon-SP foi Rosali Conceição Conde. Em seguida, vieram: Vera Lúcia Ramos, Maria Regina Vilhena Vaz de Almeida, Luiz Henrique de Mello Forster, Valéria Rodrigues Garcia, Vasni Perez Junior e Hilma Araújo dos Santos.

Com aproximadamente 205 mil atendimentos realizados nesse período, a Ouvidoria é um importante instrumento de gestão para diagnosticar problemas e deficiências do órgão, auxiliando nas ações de melhoria dos serviços prestados, permitindo ajustes para reduzir ou eliminar as falhas, além de detectar as ações bem-sucedidas.

Matéria da Folha de S. Paulo -  21/5/1995
Desde junho de 2015, o cargo é ocupado por Leila Regina Ladeira Cordeiro. A equipe da Ouvidoria é formada, também, pelos especialistas em defesa do consumidor: Cláudia Possan Foschiera, Cristina Tiemi Ichikawa Boschetti, Eliza Yoshie Shimabukuru, Edilene Aparecida Conde de Oliveira, Fernando Ramos de Queiroz e Gláucia Alves da Silva.

Em 2016 foram registradas 5.531 manifestações, sendo 3.964 solicitações de informação, 839 reclamações, 425 elogios e o restante divididos entre sugestões e outras manifestações.

Se você tem alguma crítica, elogio ou sugestão sobre os serviços prestados pela Fundação Procon-SP, entre em contato com a nossa Ouvidoria. Sua manifestação através de formulário eletrônico ou pelo telefone:                       0800 377 62 66,  de 2ª à 6ª feira - das 9h às 17h.

A Ouvidoria é muito importante para a melhoria dos serviços, públicos e privados, por isso parabenizamos todos os profissionais da área.