sexta-feira, 31 de março de 2017

Os 10 anos da Biblioteca Animada do Procon-SP

Criada em 2007,  a Biblioteca Animada do Procon-SP chega ao seu 10º aniversário. Livros, músicas, jogos e outras atividades buscam divertir e educar o público - principalmente o infantil - sobre conceitos como: direitos do consumidor, consumo consciente e cidadania, de forma lúdica e descomplicada. Dentre as atrações levadas ao público está o teatro de fantoches.

A ideia surgiu dentro do projeto “Sistematização dos trabalhos de sensibilização de grupos sociais vulneráveis para a implementação da defesa do consumidor e consumo consciente”, desenvolvido pela especialista em proteção e defesa do consumidor Leda Carolina de Faleiros Costa.

A primeira apresentação foi feita no Clube de Mães do Parque Santa Rita. Desde então, "Sapolino", "Sr. Vicentino", "Dona Benedita" e outros personagens percorreram vários lugares, como: Centros de Integração da Cidadania (CIC), ONGs, Centros de Educação Infantil (CEI), Escolas de Ensino Fundamental, EMEIs, Bibliotecas e até em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) -  entre 2011 a setembro de 2016, foram realizadas 437 apresentações para 11.544 pessoas.

Atualmente as apresentações com os fantoches acompanham a Biblioteca Animada  com as seguintes peças: “Como é bom ter um amigo experiente”, “Não acredite em tudo o que o comercial apresenta?” (publicidade infantil e a importância do brincar)”, “Podemos ter tudo o que a gente quer?” (educação financeira), “Nossa água” e “Vamos cuidar da nossa água” (ambas sobre meio ambiente).