segunda-feira, 24 de abril de 2017

Nove verdades e uma mentira nas relações de consumo

As redes sociais apresentam , com certa frequência, assuntos que viram "febre" (ou viralizam - usando a linguagem mais atual) entre os seus usuários. A brincadeira do momento, principalmente no Facebook, consiste em contar nove verdades e uma mentira sobre si mesmo. Resolvemos aderir e fizemos uma postagem em nossa página oficial, que teve mais de 20 mil pessoas alcançadas e mais de 100 compartilhamentos.

Por causa desse sucesso, reproduzimos o conteúdo aqui no blog para que o leitor entre na brincadeira e descubra qual é a afirmação falsa. Confira:

1. Consumidor tem direito à informação clara e precisa sobre preços de produtos e serviços.

2. O consumidor pode desistir de compras feitas pela internet e telefone em até 7 dias e receber de volta tudo o que pagou (inclusive o frete).

3. Bala não é troco.

4. O pagamento da taxa de 10% em bares e restaurante é opcional.

5. Consumidor pode usar conta - corrente sem contratar pacote de tarifas.

6. Estacionamentos são responsáveis por objetos deixados no interior do veículo.
7. Consumidor tem direito a desconto na antecipação de parcelas nos contratos de financiamento.
8. Empresa de cobrança pode chamar o devedor de “caloteiro” e fazer ligações de madrugada.
9. Lojas não podem impor valor mínimo para pagamentos com cartão.
10. Título de capitalização não é poupança programada.

E aí, descobriu? Responda nos comentários ;-) 

6 comentários:

  1. Olá como posso parar meu banco de me cobrar Cesta Basica de Serviços? E como exigir esse ressarcimento? Obg

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    1. Boa tarde!

      Procure o SAC do banco e exija o rol de serviços essenciais, previsto na Resolução 3509 do Banco Central. Havendo recusa, reclame no Procon mais próximo e no Banco Central. Outra opção é recorrer ao site www.consumidor.gov.br

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  2. 8.credor não pode fazer cobrança abusiva

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  3. A número 8, apesar disso acontecer algumas vezes.

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