segunda-feira, 17 de março de 2014

As líderes do ranking de reclamações do Procon-SP


Divulgação do Cadastro de Reclamações do Procon-SP
Em 2013, o grupo Claro lidera o ranking das empresas mais reclamadas, divulgado pelo Procon-SP nesta segunda-feira, dia 17/03. Grupo Itau, Grupo Vivo, Oi e Bradesco fecham as cinco primeiras colocadas.

A Fundação Procon-SP reúne fornecedores do mesmo grupo, apresentando na lista o nome de como a empresa é conhecida pelo público. A lista contém os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento (o índice de solução nesta fase foi de 84,64%, em 2013). Neste caso, é aberto processo administrativo para que o órgão trabalhe a reclamação junto ao fornecedor. 

Neste ano a lista é Estadual, pois além dos dados da Fundação Procon-SP estão incluídos dados de mais 26 Procons Municipais. No ano passado, foram 790.476 atendimentos para consultas, orientações e queixas.

Confira o ranking com as 50 empresas mais reclamadas aqui.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas

Além do ranking das mais reclamadas, o Procon-SP divulgou em seu site o cadastro com os mais de 8 mil fornecedores que receberam reclamações de seus consumidores nos canais de atendimento do órgão. Os nomes das empresas estão em ordem alfabética e podem ser consultados aqui.