quinta-feira, 13 de março de 2014

Consumidor quer produtos que gastem menos energia, diz pesquisa


Imagem: http://www.akatu.org.br/
O comprometimento com a redução do consumo de energia é o que o brasileiro mais admira 
nas empresas, de acordo com a pesquisa “Rumo à Sociedade do Bem-Estar” realizada pelo Instituto Akatu. Noventa por cento dos entrevistados escolheram essa opção. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira, questionou 800 pessoas de 12 grandes cidades sobre o que elas preferem ou admiram na atuação das empresas, e o que as fariam mudar de comportamento com relação a um produto.

A pesquisa revelou também que o consumidor brasileiro prefere ou admira empresas cujos produtos tenham selo de produção ambiental (89%), que não maltratem animais durante a produção (87%) e que tragam selos de garantia de boas condições de trabalho em seus produtos (86%). Ainda entram na lista das preferidas as empresas que estabelecem boa relação com a comunidade onde estão inseridas (85%). O Akatu reuniu 18 práticas indicativas de Responsabilidade Social Empresarial e, durante o levantamento, pediu para que as pessoas se manifestassem apontando as que consideram mais importantes para uma empresa ser considerada socialmente responsável.

Foram ouvidos 800 homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, das classes A, B, C e D, de todas as regiões geográficas do país.

“A seleção de produtos, marcas ou empresas depende de informação. A pesquisa do Akatu indica que a tendência do consumidor brasileiro é dizer ‘sim’ a empresas que já incorporaram as práticas de Responsabilidade Social Empresarial e ‘não’ àquelas que insistem em atuar a partir de práticas insustentáveis. O desafio das empresas é transformar o seu modelo de produção e garantir a oferta de produtos e serviços que respondam a esses desejos. Além disso, as empresas devem levar informação de qualidade sobre os seus atributos até as pessoas”, diz Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.Criado em 15 de março de 2001, Dia Mundial do Consumidor, o Akatu é uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do instituto estão voltadas à mudança de comportamento do consumidor por meio da educação e comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, 
conteúdos e pesquisas.

Outras conclusões do levantamento, indicam que fazer propaganda enganosa, ter produtos que tragam riscos à saúde, discriminar funcionários e realizar atividades com impacto social ou ambiental negativo são as principais razões pelas quais o brasileiro diz “não” a produtos de uma empresa.

Os entrevistados foram solicitados a considerar um produto de consumo habitual e a avaliar se mudariam sua propensão a continuar consumindo tal produto se soubessem que sua empresa produtora tem problemas relacionados à sustentabilidade ou à responsabilidade social. Dos respondentes, 92% indicaram que se descobrissem que a empresa faz propaganda enganosa a chance de comprar seus produtos reduziria. O mesmo aconteceria se descobrissem que a empresa tem produtos que trazem riscos à saúde das pessoas (91%), discrimina funcionários (88%) ou realiza atividades com impacto social ou ambiental negativo (86%).