sexta-feira, 4 de abril de 2014

Festival da Mantiqueira e outras dicas culturais

Da Equipe do Blog

VII Festival da Mantiqueira em São Francisco Xavier

* Com a colaboração do Núcleo Regional de São José dos Campos

De 4 a 6 de abril, São Francisco Xavier (a 138 km de São Paulo) deixa de ser somente uma bela estância turística para se transformar na cidade da literatura. É lá que será realizado o VII Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. Nos três dias de evento acontecerão mesas de debates, conversas com escritores, além de shows, atividades para as crianças e oficinas para estudantes e profissionais de biblioteca.

A abertura do Festival na Serra da Mantiqueira será na sexta-feira (4.4), às 20h, com Cristovão Tezza (“O Filho Eterno”) com a conferência "Literatura à margem", sobre a condição do autor que habita um país periférico e as possibilidades da ficção que revela o que não se vê. Tezza lança livro novo, “O Professor”. A noite segue com o músico João Bosco e o show “Quarenta Anos Depois”, às 21h, com os sucessos que marcaram a carreira do cantor em mais de quatro décadas.



O imaginário dos 50 anos do Golpe no Centro Cultural São Paulo

Em abril, o Centro Cultural São Paulo oferece uma programação, em diversas áreas e linguagens, que convida a refletir sobre o imaginário construído na sociedade brasileira a partir do Golpe de 1964 – que completou 50 anos –, e o regime que se seguiu, e a perceber o quanto desse sistema continua a operar em nosso cotidiano.

Entre os eventos está o ciclo de filmes que apresenta uma reflexão sobre a produção cinematográfica de 1964 até nossos dias, trazendo filmes realizados durante os 21 anos de ditadura militar (1964-1985) e outros feitos pós-abertura democrática, mas que abordam assuntos críticos que ainda ecoam em nossa realidade nacional. Já nas Paradas Sonoras (equipamentos sonoros em diversos espaços) e no site do CCSP, a Discoteca Oneyda Alvarenga mostra uma seleção de 50 canções produzidas nesse contexto disponíveis no acervo.


As atividades no CCSP fazem parte de uma programação especial sobre o cinquentenário do Golpe de 64, que está sendo realizada e apoiada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. O objetivo é estimular a reflexão sobre o período da ditadura no Brasil e as suas implicações nos dias atuais. Veja aqui.


Regime militar é tema de eventos no Memorial da América Latina

Até o fim do mês, o Memorial da América Latina apresenta exposições, debates, sessões de cinema e espetáculos musicais. Todos tendo como pano de fundo o Regime Militar.

As atrações são realizadas em vários espaços do Memorial. Entre os destaques está o show Bloco na Rua, um tributo a Sérgio Sampaio, com participação de vários grupos musicais, amanhã (05/04), às 20 horas. Há ainda a mostra Ciclo 50 Anos da ditadura militar, promovida pelo Cineclube Latino-Americano. Todas as apresentações são gratuitas, exceto a exibição de filmes, pela qual é cobrada uma taxa de R$ 5.

Mais informações no site www.memorial.org.br.

Onde: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 –Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3823-4600


VIII Mostra de Teatro de São Miguel Paulista


Começa hoje (04/04) a VIII Mostra de Teatro de São Miguel Paulista, em São Paulo. Até o dia 13/04, o festival, organizado pelo grupo Buraco D’Oráculo, reunirá artistas e coletivos de teatro de rua de todo o Brasil, que apresentarão 12 espetáculos, além de intervenções circenses.

Inteiramente gratuita, a mostra vai apresentar um painel do que vem sendo produzido no teatro de rua brasileiro – e incluirá também um coletivo teatral argentino. Todas as apresentações serão na Praça do Casarão, na zona leste de São Paulo.

O evento será uma possibilidade, além disso, para troca de experiências entre os próprios artistas, que enfrentam dificuldades graves de manutenção, dada a escassez de políticas públicas para o teatro de rua.



Ópera brasileira em Campinas

Foto: Prefeitura de Campinas
A trama da ópera “A Moreninha” é muito envolvente e divertida, e atrai o público que reage com agrado e alegria. O romantismo de “A Moreninha” também encanta a prende o espectador.

Os cantores são: Raissa Amaral, no papel de Carolina, “A Moreninha”; Samuel Valli e Caio Duran, que se revezam no papel de Augusto; Solange Siqueirolli (soprano), avó de Carolina; os estudantes, amigos de Augusto: Fabrício: Antonio Pessotti; Leopoldo: Rafael Novello; Felipe, irmão de Carolina: Jorge Trabanco.

A apresentação acontecerá no dia 06/04, às 19h, no Teatro Castro Mendes. Entrada franca