sexta-feira, 11 de abril de 2014

Primavera dos Livros e outras dicas culturais

 Da Equipe do Blog

Primavera dos Livros na Praça Dom José Gaspar

Com o objetivo de oferecer espaço para as editorias independentes, o projeto Primavera dos Livros 2014 promove uma programação especial. O projeto conta com diversas atividades como palestras, debates, lançamento de livros, e apresentação de mais de 15 coletivos de cultura da periferia. 

O evento acontece em estabelecimentos da Praça Dom José Gaspar, como a Biblioteca Mario de Andrade, entre os dias 10 e 13 de abril.

A música também acompanha o público: a Big Band Villa Lobos é um dos destaques da programação, e apresenta em seu repertório a ”Música de Protesto na Ditadura Militar”. Outro destaque da programação é a participação do coletivo Cooperifa,  com poetas da periferia que realizam saraus no evento.

O “cinema” é uma novidade na edição deste ano. O público pode assistir, dentre outras exibições, o documentário “50 Anos do Golpe: O dia que durou 21 anos”, pela Pequi Filmes.

Para conferir a programação completa acesse: http://libre.org.br/ 


Sarau Poesia X Ditadura na Casa das Rosas


A Casa das Rosas relembra os 50 anos do golpe militar com o Sarau Poesia X Ditadura. O evento homenageia personalidades de movimentos artísticos e literários que, vitimados pela repressão daquele período, resistiram ao autoritarismo, protestando contra a censura, os atos institucionais, o desrespeito à vida e à Constituição.

O coordenador do Centro de Apoio ao Escritor, Reynaldo Damazio, convidou os escritores Luiz Guedes, Paulo Ferraz, Carlos Felipe Moisés, Rubens Jardim, Andréa Catrópa, Franklin Valverde, Ruy Proença, Marcelo Montenegro e outros poetas para declamar seus poemas de denúncia e resistência. 

Com a mesma temática do sarau, durante este mês estará aberta ao público a mostra de livros do acervo do Espaço da Palavra sobre a relação da literatura com o regime militar. Entre as obras expostas estão Poema sujo, de Ferreira Gullar; Zero, de Ignácio de Loyola Brandão; Incidente em Antares, de Érico Veríssimo; Reflexos do baile, de Antônio Callado; e Fazenda modelo, de Chico Buarque de Holanda.

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3285-6986
Dia e horário: 12/04 (sábado), às 19 horas (sarau)
Mostra de livros e funcionamento da instituição: de terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas. Domingos e feriados, das 10 às 18 horas. 
Classificação: livre
Entrada franca

Fonte: Diário Oficial do Estado

Feiras de Artesanato em Bauru

Foto: site Tem Mais Bauru
Neste sábado, 12/04, a Secretaria Municipal de Cultura promove mais uma Feira de Artesanato na Praça Rui Barbosa, Centro, e no domingo, 13/04, acontece a Feira Ubá, no Parque Vitória Régia (foto). Ambas estarão à disposição do público das 9h às 17h.

A população contará com várias opções de artesanatos tais como trançados, pintura em tecido e madeira, decupagem, pátina, entalhe em madeira, pedrarias em bijuterias, chinelos e outros, bolsas, etc. 

O público também encontrará uma Praça de Alimentação com tapioca, pastel da feira, mandioca frita tipo chips, cachorro quente, salgado, acarajé e doces em geral. 



Sarau Letras Lusas em São José dos Campos


Com atrações que mesclam literatura, música, dança e artes plásticas, os escritores de língua portuguesa serão os homenageados deste mês no Sarau Letras Lusas neste sábado (12), das 15h às 17h, no Parque Vicentina Aranha (R. Engenheiro Prudente Meireles de Moraes 302 – Vila Adyana), que tem a entrada franca.

Para dar o tom, o encontro contará com a presença de dois cancioneiros: Luiz Salgado e Kátia Teixeira, que realizam o show e lançamento do CD “2 Mares”, apresentando um entrelace de canções populares brasileiras e portuguesas.

Enquanto isso, o público pode apreciar as obras do artista plástico Marcos Santos, bolsista da Assossiação de Pintores com a Boca e os Pés, ou conferir o lançamento dos livros “Ladrão de Galinhas”, de Filomena Sillan e “Anacropoesia” e “Sonetos” de Paulo Barja. 

Além disso, o Sarau também terá dança com a bailarina e pesquisadora de cultura popular e afro-brasileira Quiara Maria, que preparou uma coreografia especialmente para a data. 

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza todo segundo sábado do mês um sarau no Parque Vicentina Aranha para homenagear grandes escritores da literatura mundial, além de celebrar datas comemorativas. Os encontros sempre são permeados de  arte e poesia.

Fonte: FCCR

Ocupação Jovem em Sorocaba


Música, teatro, obras de arte, dança, oficinas, exibição de filme e bate-papo fazem parte da extensa programação gratuita do evento, que acontecerá neste sábado (12) na Praça Frei Baraúna. Clique na imagem e saiba mais.