sexta-feira, 25 de abril de 2014

Festival de Teatro de Sombras e outras dicas culturais

 Da Equipe do Blog

Festival de Teatro de Sombras no Vale do Paraíba


A Cia Quase Cinema, que em 2014 comemora 10 anos de fundação, foi contemplada no edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo 2013 para a realização do 1º Festival Internacional de Teatrp de Sombras, que acontecerá nas cidades de São Luiz do Paraitinga e Taubaté, de 27/4 a 3/5 desse ano.

O festival tem o intuito de colocar a região do Vale do Paraíba no circuito internacional das artes cênicas, fomentar o teatro de sombras e dar visibilidade para companhias e artistas que pesquisam esta forma teatral, criando espaço para o encontro desta produção e oferecendo oficinas, palestras e workshop para formação de novos artistas. Além de oferecer espetáculos de teatro para crianças da cidade e da zona rural, levando atrações artísticas a lugares de difícil acesso aos bens culturais.

Confira a programação completa

Fonte: Prefeitura de São Luiz do Paraitinga

Feira de Cultura Popular Latino-Americana no Memorial

O cantor, ator e escritor pernambucano José Paes de Lira, o Lirinha, se apresenta na Praça do Memorial da América Latina, neste sábado, 26 de abril, às 18h. O show ao ar livre “Lira” tem entrada franca. Ele encerra a Feira de Cultura Popular Latino-Americana, que transcorre durante todo o dia, com várias atrações (confira a programação).


Foto: Memorial
Lirinha traz ao Memorial sua performance músico teatral que se destaca por sua energia, por seu canto vigoroso que vem do clamor de seus ancestrais. Desta vez o show é centrado no repertório do seu primeiro disco solo, “Lira”, lançado em 2011, quase dois anos após deixar a banda Cordel do Fogo Encantado, onde surgiu no cenário musical brasileiro e na qual permaneceu por onze anos, com sucessos intensos como “Morte e Vida Stanley”.

Com a banda, conquistou o público no Brasil e exterior com uma performance arrebatadora e uma sonoridade consistente, não apenas pela inovação na utilização da percussão tradicional, mas também com a força e qualidade das letras e uma nova forma de levar a poesia recitada a um grande público.

Fonte: Memorial da América Latina

Show Viva o Divino no Espaço Cultural Cachuera!

Os grupos A Quatro Vozes, Estações do Rosa, Vozes Bugras e a cantora Vivi Barreto farão dia 25/04 (sexta-feira, 21h) um show especial, cuja renda será destinada à 15° Festa do Divino Espírito Santo, que ocorrerá no Espaço Cachuera! de 10 a 27 de maio próximo.

Na entrada, as pessoas contribuirão com o que quiserem e puderem - o ingresso será 'pague o quanto vale', com nossa sugestão de que seja a partir de R$ 10,00.

A Quatro Vozes é um grupo vocal formado por Doralice, Jurema, Jussara e Thatiana, que com muito talento e determinação fazem música popular brasileira de maneira apaixonada. Estações do Rosa é um espetáculo lítero-musical baseado na obra de João Guimarães Rosa, com Nani Barbosa e Ana Flávia. 

O grupo Vozes Bugras, criado em 2002, tem como norte de sua pesquisa de repertório a valorização de canções, contos, ritos, mitos e lendas que remetem á identidade mestiça brasileira. Vivi Barreto é de Divinópolis (MG) e apresenta cantos e poesias da terra de Adélia Prado.

Local: Espaço Cachuera!
Endereço: Rua Monte Alegre, 1.094 . Perdizes - São Paulo/SP
Dia e horário: 25/04/2014 (sexta-feira), às 21h
Ingresso: pague o quanto vale (sugestão: a partir de R$ 10,00)
Mais informações: (11) 3872 8113 . 3801 1708


Mitos brasileiros em cordel em Guarulhos

Quem nunca ouviu as estripulias e artimanhas do Saci? Quem não acha muito engraçado os pés virados do Curupira? Quem não conhece e se encanta com os segredos e mistérios de Iara? A riqueza dos mitos do nosso folclore agora é apresentada em diversas modalidades da literatura de cordel.

O grupo Parampará apresenta um show lítero-musical com narração de histórias recheadas por músicas sobre os mitos brasileiros. 

Local: Teatro Adamastor
Endereço: Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos/SP 
Dia e horário: 27/04 (domingo), às 16 horas 
Entrada franca


13ª Festa do Mineiro em São José dos Campos

A irreverência da banda Pato Fu, com o som pop rock alternativo e a música sertaneja de raiz de Zé Mulato e Cassiano são algumas das atrações da 13ª edição da Festa do Mineiro, que será realizada neste domingo (27) no Pavilhão das Gaivotas, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). O início será às 9h com a “Abertura da Porteira”.

A porteira será aberta pela Banda de Santana, formada há mais de 60 anos por moradores do bairro de Santana. Em seguida, haverá uma cerimônia religiosa com o “Grupo Benção”, que canta e toca músicas litúrgicas com ritmo sertanejo. Assim como nos outros anos, os visitantes da festa vão receber café com leite e biscoito de polvilho gratuitamente após a missa.

Às 14h, a Orquestra Piraquara de Viola Caipira se apresentará no palco principal, tocando música de raiz, entre elas composições de Rolando Boldrin, Tião Carreiro, Teddy Vieira e Mário Zan.

A tradicional música de raiz prossegue com o show de Zé Mulato e Cassiano, às 16h. Nascidos em Passabém (MG), os irmãos, que conquistaram o prêmio Sharp em 1998 na categoria melhor dupla regional, cantarão sucessos de mais de 25 anos de carreira.

O encerramento da festa será com o Pato Fu, às 19h30. A banda apresentará os sucessos do oitavo disco: “Daqui para o Futuro”. O consagrado grupo de rock alternativo foi formado há mais de 20 anos e tem como vocalista Fernanda Takai.

A Festa do Mineiro é realizada pela Fundação Cassiano Ricardo em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. Além das atrações musicais, haverá exposição e venda de artesanato e comida típica como tutu de feijão, torresmo, leitoa, pão de queijo, doces em compota.


Noite multicultural em Ribeirão Preto

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Ribeirão Preto

A noite multicultural "Coisa Explode no Kaiser", que acontecerá nos Estúdios Kaiser de Cinema (Rua Mariana Junqueira,33 - Centro - Ribeirão Preto/SP), contará com apresentações de teatro, cinema. circo, projeções de clássicos do cinema e exposições de artes plásticas.

Também acontecerão os shows de Malditos Insetos, Mariana Mestriner, Rod of Blues, Rockamama, Joe MC, Intervenção cênica cm Mateus Barbassa, apresentação circense de Mamute Malabares e do grupo Bonitinha mais Ordinária.