quarta-feira, 16 de abril de 2014

Fórum Prioridade Absoluta, Criança em Primeiro Lugar


Entre os dias 22 e 24 de abril acontecerá em São Paulo o I Fórum Prioridade Absoluta, Criança em Primeiro Lugar – uma iniciativa do Instituto Alana com apoio do Sesc-SP. O evento busca reunir especialistas, atores da sociedade civil e poder público para dar força e efetivação ao artigo 227 da Constituição Federal, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da nação.

Diz o artigo:

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Dessa forma, o artigo 227 determina que o interesse superior da criança seja posto em primeiro lugar nas decisões, preocupações e atividades de toda a sociedade, do Estado e da família, da mesma forma que o Instituto Alana acredita que um mundo voltado à criança é um mundo melhor para todos.

Na noite de abertura, a discussão será em torno do próprio artigo, com uma mesa com o tema “Criança, em primeiro lugar”. Serão palestrantes: o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Antonio Carlos Malheiros; o jurista Dalmo Dallari; o pediatra e ex-reitor da Unicamp José Martins Filho e o coordenador-geral do Sistema de Garantia de Direitos, Marcelo Nascimento. A mediação será feita pelo promotor de justiça aposentado Munir Cury.

O tema do segundo dia será “Quem é a criança brasileira?”. Participarão da mesa de debates o psicanalista César Ibrahim; o escritor de livros infantis Ilan Brenman; a pesquisadora Irene Rizzini e a educadora Renata Meirelles. O economista Ladislau Dowbor será o mediador dessa manhã.

O último dia tratará sobre “As crianças, a mídia e a cidade”, quando serão palestrantes o filósofo Clóvis de Barros Filho; o urbanista João Sette Whitaker; Rodrigo Nejm da ONG Safernet e Salomão Ximenes da ONG Ação Educativa. A debatedora será a especialista em sustentabilidade Rachel Biderman.

Veja a programação completa e como fazer sua inscrição aqui.