quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Conflito resolvido, segue a vida

Fonte: Diário Oficial do Estado de São Paulo


A 8ª Semana Nacional da Conciliação, organizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e coordenada pelo Conselho Na cional de Justiça (CNJ), alcançou acordos que totalizaram R$ 29,7 milhões. No Estado de São Paulo, o mutirão teve início no dia 2 e encerrou-se no dia 7. Participaram 2.161 magistrados, 3.005 conciliadores e 4.014 colaboradores. No total, 42.559 pessoas foram atendidas.

O valor movimentado de quase R$ 30 milhões refere-se a 6.609 acordos concretizados nas 15.193 audiências, somando-se primeira e segunda instâncias. Em segunda instância, foram 332 audiências. As audiências em primeira instância chegaram a 14.861 (sendo 12.027 processuais e 2.834 pré-processuais). Foram realizadas ainda 2.021 audiências criminais.

Todo o Estado participou do movimento de conciliação, com destaque para a Ação de Cidadania promovida pela comarca de Jundiaí e coordenada pela juíza Valeria Ferioli Lagrasta Luchiari, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a Prefeitura da cidade e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Além das sessões de conciliação e mediação e orientação jurídica, foram realizadas ações de cidadania – testes de glicemia, orientação postural, shows musicais, palestras e recreação, entre outros serviços. Durante o evento foram agendadas mais de 800 sessões e o índice de acordo alcançado chegou a 76%.

Parcerias 

O evento no Parque da Água Branca foi organizado pelo TJSP e Tribunal Regional Federal (TRF) – 3ª Região, que dividiram o espaço da grande tenda, e contou com as parcerias da Fiesp/Sesi, Eletropaulo, Sabesp, Vivo, Metrô, Prefeitura, Procon-SP e Polícia Militar. Atuaram também integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública. O Comitê de Ação Social e Cidadania (Casc) do TJSP participou todos os dias divulgando a campanha Doar é legal – A vida é recarregável.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP, o desembargador Vanderci Álvares, falou da importância do mutirão e afirmou que a conciliação “é uma verdadeira atividade de pacificação de conflitos”. E agradeceu aos colaboradores e parceiros que contribuíram para tornar possível um evento desse porte. “Muitas pessoas foram atendidas e saíram daqui felizes e com as questões resolvidas por elas próprias. Quero agradecer especialmente aos advogados, conciliadores, defensores públicos, promotores e aos funcionários do TJSP, que entenderam
a magnitude desse evento e o alcance de respeitabilidade do cidadão”.

Segundo o juiz coordenador do Cejusc, Ricardo Pereira Júnior, o sucesso da Semana Nacional da Conciliação ocorreu não somente pelo grande número de atendimentos, “mas também pelas orientações oferecidas no serviço de cidadania que esclareceu dúvidas da população”. E lembrou que os interessados podem procurar o Cejusc mais próximo de sua residência para solucionar os conflitos de forma mais rápida e sem custo.

Veja também