Fonte: TV Globo - Mais Você
Para muitos, o momento mais esperado do ano está finalmente chegando: as férias! Alguns optam por ficar em casa, curtindo a família. Outros preferem se aventurar nas estradas deste mundão e viajar. No entanto, o que fazer para não cair em nenhuma armadilha durante o trajeto? O Mais Você exibiu histórias de pessoas que viajaram para outro país e, ao chegarem, se depararam com a falta de um hotel, um transtorno (veja no vídeo acima)! A reserva foi feita por um site, que está tentando amenizar a situação desses turistas.
Para muitos, o momento mais esperado do ano está finalmente chegando: as férias! Alguns optam por ficar em casa, curtindo a família. Outros preferem se aventurar nas estradas deste mundão e viajar. No entanto, o que fazer para não cair em nenhuma armadilha durante o trajeto? O Mais Você exibiu histórias de pessoas que viajaram para outro país e, ao chegarem, se depararam com a falta de um hotel, um transtorno (veja no vídeo acima)! A reserva foi feita por um site, que está tentando amenizar a situação desses turistas.
Pensando
nos aborrecimentos como esse, que podem ser comuns a quem deseja
passear durante as férias, o Procon-SP desenvolveu um informativo, que tem por objetivo esclarecer dúvidas e proteger o
consumidor. Quer saber quais são as dicas e dúvidas? Confira
abaixo:
Comprar
passagens e reservar hotel em agências ou pela internet?
Depende
do perfil do consumidor, dos seus hábitos. Só chamamos atenção
paras compras pela internet que são compras à distância. O
consumidor não está ali presencialmente. Isso não quer dizer que
problemas não possam acontecer nas compras na loja física, mas a
internet, por ser um mundo virtual, conta com uma relação grande de
sites que aparecem no mercado, fazem oferta, recebem o pagamento dos
consumidores e não prestam o serviço.
Se
decidir pela internet, como saber se a empresa é confiável?
Primeiro
verifique se na oferta da empresa do site constam todas as
informações da própria empresa: a razão social, CNPJ, endereço
físico, meios de contato. Teste se a empresa responde por aquele
meio de contato que ela disponibiliza e procure sempre referências
sobre a empresa. Consulte quem tenha contratado alguma viagem com
esta empresa. O consumidor pode também consultar os órgãos de
defesa do consumidor e verificar se é uma empresa muito reclamada,
se ela atende ou não essas reclamações.
Vale
a pena comprar algum pacote em promoção?
Em
geral, a promoção tem algum tipo de restrição, seja na hora de
cancelar, seja em relação aos pagamentos. Se cerque de todos os
cuidados, ou seja, contratou o serviço, aquela oferta promocional,
guarde de alguma forma as condições da oferta promocional. Se
eventualmente essa promessa não for cumprida, você estará mais
resguardado com a documentação para provar que o outro lado não
cumpriu a promessa. Este procedimento torna a reclamação mais
eficaz.
Dica
importante:
Leia
bem o contrato antes de assinar! Preste atenção nas condições de
cancelamento. Caso você desista da viagem, a empresa tem o dever de
fazer o reembolso, mas pode aplicar uma multa. O Procon-SP diz que esta
multa pode ser considerada abusiva se ultrapassar 10% do valor da
viagem.
Confira os vídeos da matéria com a entrevista concedida pela diretora de atendimento do Procon-SP, Selma do Amaral , aqui.