Arte: Procon-SP |
Caso opte em contratar empresas que oferecem a reabilitação de crédito, exija que o contrato discrimine com clareza as seguintes informações: identificação do fornecedor; preço; formas de pagamento; qual a penalidade por atraso no pagamento; taxas de cartório; taxas do Banco Central do Brasil; certidão negativa; de que forma será feita a intermediação; o que exatamente será feito; data de início e término do serviço e condições para rescisão contratual.
É necessário solicitar por escrito a relação dos documentos que serão necessários para a execução do serviço. A empresa é obrigada a prestar contas de tudo o que foi feito e, ainda, apresentar os protocolos e/ou pedidos de cancelamento junto aos órgãos competentes.
Atenção! Mesmo com esses cuidados, é importante salientar que o ideal é que o consumidor inadimplente negocie diretamente com seus credores, pois contratar um serviço para esse fim pode não ser barato, nem efetivo.
Atenção! Mesmo com esses cuidados, é importante salientar que o ideal é que o consumidor inadimplente negocie diretamente com seus credores, pois contratar um serviço para esse fim pode não ser barato, nem efetivo.
Informações importantes
- Antes de negativar o nome do consumidor, a empresa deve notificá-lo por escrito;
- Não caia em promessas de empresas que afirmam ser possível "limpar o nome sem pagar a dívida". Isso não existe;
- Ao quitar a dívida (ou uma parcela do acordo firmado com o credor), o nome do consumidor deve sair do cadastro de devedores em até cinco dias úteis;
- É direito do consumidor receber documento referente ao pagamento do débito.
- Caso receba uma correspondência de cobrança, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e solicitar que ela informe qual a origem desta dívida e que apresente a comprovação da existência do débito. Se a empresa não responder ou não comprovar a origem da dívida você deve abrir uma reclamação no órgão de defesa do consumidor da sua cidade;
-O consumidor não deve efetuar qualquer pagamento, antes de ter todas as informações a respeito da cobrança. Cuidado para não cair na armadilha da dívida falsa!
Abaixo veja como descobrir se o seu nome está negativado*:
*Fonte: UOL Economia
Veja também: "Dicas para sair do vermelho"
- Antes de negativar o nome do consumidor, a empresa deve notificá-lo por escrito;
- Não caia em promessas de empresas que afirmam ser possível "limpar o nome sem pagar a dívida". Isso não existe;
- Ao quitar a dívida (ou uma parcela do acordo firmado com o credor), o nome do consumidor deve sair do cadastro de devedores em até cinco dias úteis;
- É direito do consumidor receber documento referente ao pagamento do débito.
- Caso receba uma correspondência de cobrança, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e solicitar que ela informe qual a origem desta dívida e que apresente a comprovação da existência do débito. Se a empresa não responder ou não comprovar a origem da dívida você deve abrir uma reclamação no órgão de defesa do consumidor da sua cidade;
-O consumidor não deve efetuar qualquer pagamento, antes de ter todas as informações a respeito da cobrança. Cuidado para não cair na armadilha da dívida falsa!
Abaixo veja como descobrir se o seu nome está negativado*:
CADASTRO | PESSOALMENTE | PELA INTERNET |
SERASA EXPERIAN | É preciso ir a uma unidade levando CPF e pelo menos um dos seguintes documentos originais: RG, carteira de trabalho ou de motorista. A consulta é gratuita | A empresa tem um serviço que permite a consulta pela internet. Esse serviço, no entanto, é cobrado, e custa a partir de R$ 10 mensais. |
SCPC (BOA VISTA SERVIÇOS) | Para fazer a consulta pessoalmente, é preciso levar CPF e um documento de identificação. A consulta é gratuita. Veja os endereços dos postos de atendimento aqui | O consumidor também pode descobrir como está a situação do seu CPF pela internet. |
SPC BRASIL | O consumidor pode consultar a situação de seu CPF na Câmara de Dirigentes Lojistas ou na Associação Comercial de sua cidade. É preciso levar o CPF original. A consulta é gratuita | A empresa não oferece serviço de consulta pela internet. |
Veja também: "Dicas para sair do vermelho"