sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e outras dicas culturais

Por Mariane Camargo (estagiária de Comunicação Social)

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no Auditório Ibirapuera

Nos dias 6 e 7, às 21h, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo realiza o espetáculo Samba Sinfônica, com a participação especial de Fabiana Cozza e do Quinteto em Branco e Preto.

O show é uma apresentação inédita com um repertório que vai do fim do século XIX aos dias atuais, representando toda a história do samba e a identidade brasileira que encantou mundo afora.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo foi fundada em 1989 e seu objetivo é dedicar-se a transcrições de obras consagradas, à música brasileira e à criação de novas obras para essa formação instrumental. Também é reconhecida como um dos maiores grupos sinfônicos do país.

Fabiana Cozza é considerada uma das mais importantes intérpretes da música brasileira contemporânea. Além da música, Fabiana transita também pelo teatro e pela dança. Venceu o Prêmio da Música Brasileira 2012 na categoria Melhor Cantora de Samba.

O Quinteto em Branco e Preto foi batizado originalmente por Beth Carvalho e logo conquistou lugar de prestígio na MPB, colecionando várias parcerias em projetos de samba de raiz, samba-rock e orquestra sinfônica.

Serviço
Local: Parque Ibirapuera - Palco externo do Auditório Ibirapuera.
Data: 6 e 7 de dezembro
Horário: às 21h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2 - São Paulo/SP
Ingressos a partir de R$ 10


Espetáculo Origem Destino



Também no domingo, haverá a apresentação do espetáculo Origem destino, que propõe ao público uma experiência no mínimo diferente.

Dentro do ônibus,a peça tem início na Praça da Sé (Origem) com destino ao bairro de Santo Amaro (Destino), acompanhado por oito atores da Companhia e mais quatro músicos do quarteto instrumental À Deriva, num trajeto que acompanha o fluxo dos principais rios da cidade de São Paulo, como o Anhangabaú, o Saracura (ambos soterrados) e o Pinheiros (um dos mais poluídos do país).

O texto está conectado à cidade de São Paulo, sua arquitetura, suas histórias e suas geografias (física e humana). Tanto a dramaturgia quanto a ocupação artística de suas ações são pensadas por meio da relação com cada lugar, especificamente,  seus habitantes, suas histórias, de seu desenvolvimento urbano e de sua relação com o rio. 

Serviço
Local: Praça da Sé
Data: 8 de dezembro
Horário: A partir das 15h
Endereço: Praça da Sé , s/nº, Sé - Centro
Ingressos: R$3,00

Fonte: Catraca Livre

Show Orquídeas do Brasil

Em homenagem a Itamar Assumpção, as Bibliotecas Públicas Cassiano Ricardo e Alceu Amoroso Lima recebem o grupo Orquídeas do Brasil para duas apresentações gratuitas, respectivamente, nos dias 6 e 7, sempre às 19h.

Com participação especial da cantora Anelis Assumpção, filha do compositor, o show traz no repertório sucessos como “Coração Absurdo”, “Milágrimas” e “Sei dos Caminhos”.

Assumpção foi um dos ícones da Vanguarda Paulista, movimento histórico que abriu caminho na indústria cultural aos artistas independentes. Nos anos 90, ele reuniu jovens mulheres, instrumentistas e cantoras, para formar a Orquídeas do Brasil. Juntos, gravaram a trilogia “Bicho de 7 Cabeças”, que contou com convidados como Tom Zé, Rita Lee e Jards Macalé. Este show nas bibliotecas recebe as integrantes da banda: Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Clara Bastos, Lelena Anhaia, Simone Sou, Adriana Sanches, Miriam Maria e Georgia Branco.

Serviço
Local: Bibliotecas Públicas Cassiano Ricardo e Alceu Amoroso
Data: 6 e 7 de dezembro
Horário: Dia 6 e dia 7, às 19h
Endereço: Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé. Zona Leste. / Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros. Entrada gratuita


Show Sandália de Prata

O grupo paulistano Sandália de Prata fará um show neste domingo, no Sesc Itaquera.A banda já recebeu diversas indicações a importantes prêmios da música brasileira. O som do Sandália de Prata traz elementos da gafieira e partido alto, com temperos de jazz, soul e rap

Neste show especial, o Sandália fez uma homenagem ao grande Jorge Benjor, interpretando de forma única grandes sucessos da carreira do cantor e compositor. Com Ully Costa (voz), Dado Tristão (teclado), Carlinhos Creck (contrabaixo), Sandro Lima (guitarra), Paulinho Sorriso (bateria), Tito Amorim (percussão), João Lenhari (trompete), Jorginho Neto (trombone) e Marcelo Valezi (saxofone).

Serviço
Local: Sesc Itaquera
Data: 8 de dezembro
Horário: A partir das 15h
Endereço: Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 232 - Parque do Carmo, São Paulo. Entrada gratuita para matriculados

Fonte: Sesc SP

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).