sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Show Cidadania nas Ruas e outras dicas culturais

Por Mariane Camargo (estagiária de Comunicação Social)

Show Cidadania nas Ruas

No domingo, ocorre o show de encerramento do festival em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. A apresentação, que será no Parque do Ibirapuera, contará com grandes nomes da música brasileira, como Tom Zé, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Ellen Oleria, Flora Matos e Márcia Castro.

O objetivo do projeto é propor um amplo debate sobre direitos humanos no Município, ressaltando a importância da construção do sentimento de pertencimento à cidade e de uma convivência cidadã nos espaços públicos

Serviço

Local: Parque do Ibirapuera
Data: 15 de dezembro
Horário: das 16h às 19h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3
Entrada gratuita


Show do Rapper Projota na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

O Rapper Projota se apresenta neste domingo, na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha. A apresentação contará com músicas do seu álbum mais recente, Muita Luz. “Vocês Vão Ter Que Engolir”, “Palmas”, “Mulher” e “Fatality” estão no repertório, assim como sucessos dos seus discos anteriores, como "Muleque Doido", “Projeção” e “Samurai”.

O Governo do Estado de São Paulo mantém oito Fábricas de Cultura em bairros da periferia da Capital Paulista: são cinco unidades na Zona Leste (Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá), duas na Zona Norte (Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e mais duas na Zona Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo). Mais uma unidade será inaugurada na Brasilândia, Zona Norte.

O programa é mantido pela Secretaria de Estado da Cultura e tem como objetivo promover a democratização do acesso à cultura para comunidades onde estão instaladas por meio de atividades artísticas, tendo principalmente os jovens como público alvo.

O show começa às 15h com abertura do grupo Terceira Safra. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.

Serviço

Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Data: 15 de dezembro
Horário: A partir das 15h
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo.
Entrada gratuita



Oficina de discotecagem no CEU Uirapuru

O Ceu Uirapuru, localizado na zona oeste, receberá o DJ Tano para uma oficina de discotecagem, neste domingo.

O Dj faz parte da banda Z’África Brasil, também é formado por MCs Gaspar, Pitchô e Funk Buia. Suas músicas apresentam letras que combatem o racismo e todas as formas de preconceito, discriminação e segregação.

O encontro acontece das 10h às 17h, e a entrada é gratuita.

Serviço

Local: CEU Uirapuru
Data: 15 de dezembro
Horário: Das 10h às 17h
Endereço: Rua Nazir Miguel, s/n – Jardim João XXIII, São Paulo
Entrada Gratuita


Coro Luther King no Auditório Ibirapuera

Em seu nono e último espetáculo de 2013, o Coro Luther King se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera no dia 14 de dezembro, às 21h, com o show Black Christmas, dedicado ao ativista e ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (1918-2013).

Black Christmas é um show que homenageia o melhor da música africana. Canções tradicionais do afro-american spirituals, composições de Scott Joplin, Assis Valente e também da MPB afro-brasileira compõem o repertório. O coro ainda conta com a participação de Teco Cardoso (sopros), Jean William (tenor) e Wesley Barreto (piano).

O Coro Luther King, grupo principal da Rede Cultural Luther King, foi criado em novembro de 1970. É vencedor do Prêmio APCA 2012 e já realizou importantes concertos, entre eles a abertura do II Fórum Social Mundial, o concerto da “Misa Criolla” no II Fórum Pan-Amazônico e a Missa de Alcaçus.

Serviço

Local: Auditório Ibirapuera.
Data: 6 e 7 de dezembro
Horário: às 21h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2 - São Paulo/SP

Fonte: Site do Auditório Ibirapuera

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).