sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cursos gratuitos nas Fábricas de Cultura e outras dicas culturais

Cursos gratuitos nas Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura, programa do Governo do Estado que tem como objetivo ampliar o conhecimento cultural do jovem, abriram inscrições para diversos cursos gratuitos nas áreas de teatro, dança, circo, música, artes visuais, fotografia e vídeo.

Artes urbanas (grafite), balé, canto coral, capoeira, cerâmica, circo, contrabaixo, danças contemporâneas, desenho e pintura, DJ, flauta, foto e vídeo, histórias em quadrinhos (HQ), percussão, sopros e metais, street dance, teatro, violão, violino, violoncelo, xadrez e xilogravura estão entre os cursos oferecidos até o final de junho.

As aulas serão dadas em três horários: das 9 às 12 horas; das 14 às 17 horas; e das 18 às 21 horas, com exceção da unidade do Parque Belém, que não tem aulas no horário noturno. A matrícula pode ser feita na recepção da Fábrica mais próxima, desde que o interessado apresente RG e comprovante
de residência.

As unidades estão localizadas em bairros da periferia da capital paulista: cinco na zona leste (Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapobemba e Vila Curuçá); duas na zona norte (Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha); e outras duas na zona sul (Jardim São Luís e Capão Redondo). Mais uma unidade está prevista para ser inaugurada ainda neste ano, no bairro da Vila Brasilândia, na zona norte.

Fonte: Diário Oficial

Peça "O pequeno retábulo de Dom Cristóvão"

Neste sábado estreia a peça "O Pequeno Retábulo de Dom Cristóvão", escrita em 1931 pelo poeta e dramaturgo de reconhecimento internacional, Federico García Lorca (1898-1936).

A peça narra a história de uma mãe que põe a própria filha à venda só para conseguir tirar dinheiro de Dom Cristóvão, para que ele seja uma espécie de “patrone” espanhol.

Serviço

Local: Clube Ipê
Data: 15/02 e 16/02
Horário: Sábado às 20h e domingo às 18h
Endereço: Rua Ipê, 103, Ibirapuera - São Paulo
Entrada Gratuita


Espetáculo circense ‘Felinda’

A Caixa Cultural vai virar um verdadeiro picadeiro. O espetáculo circense “Felinda”, da Companhia Carroça de Mamulengos, fica em curta temporada no espaço, de 12 de fevereiro a 2 de março, e é apresentado de quarta a domingo, sempre às 19h15, com sessão extra no dia 2, às 16h.

Felinda é uma moça que fez as malas e foi procurar o circo em que sonhava trabalhar, mas ele já havia partido de sua cidade. Vendo-se sozinha, esqueceu seu nome e de onde vinha. Só não esqueceu o circo.

Serviço

Local: Caixa Cultural
Data: De 12 de fevereiro a 02 de março
Horário: 19h15
Endereço: Praça da Sé, 111 - 8º andar.
Entrada Gratuita


Exposição "Harry Seidler: arquitetura, arte e design colaborativo"

Teve início nessa semana a exposição "Harry Seidler: arquitetura, arte e design colaborativo", no Museu da Casa Brasileira, sobre o arquiteto Harry Seidler (1923-2006), considerado um dos precursores da arquitetura moderna australiana do século 20.

Esta é uma mostra itinerante, comemorativa dos 90 anos de Seidler, que já passou por Estônia, Bulgária, Canadá e Estados Unidos. O MCB será o primeiro destino da exposição na América do Sul, reforçando a atuação de destaque da instituição na difusão da arquitetura e seu papel de referência neste segmento.

Com curadoria de Vladimir Belogolovsky e co-curadoria de Wilson Barbosa Neto, a mostra reúne originais, muitos deles realizados à época dos projetos, como modelos arquitetônicos, desenhos e esboços, além de maquetes de esculturas, fotografias, filmes e documentos pessoais de Seidler.

Serviço

Local: Museu da Casa Brasileira
Data: de 11/02 a 06/04
Horário: das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705.
Ingressos a partir de R$2. Entrada gratuita nos domingos e feriados.


Feira de troca

A Casa das Rosas promove nesse sábado uma feira de troca, exclusiva para gestantes, mamães e bebês. O objetivo da feira é propor a circulação autônoma de brinquedos, livros, roupinhas e acessórios utilitários, que são artigos que costumam ser usados por pouco tempo.

Serviço

Local: Casa das Rosas
Data: 15/2
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista - SP.
Entrada gratuita.

Fonte: Casa das Rosas

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).