terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dica de leitura: orientações para domicílios de pessoas idosas

Da Equipe do Blog

Nossa dica de leitura é a "Cartilha para acessibilidade ambiental: orientações ilustradas para domicílios de pessoas idosas”, de autoria de Luiza Paganelli e Maria Luísa Emmel, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

De acordo com as autoras, o processo de envelhecimento causa diversas mudanças no organismo dos idosos, seja de ordem física, cognitiva ou emocional. Assim, é necessário planejar o ambiente domiciliar para evitar riscos à saúde e à locomoção, além de facilitar a autonomia e independência no dia-a-dia.

Dividida por seções - Entrada da casa; Circulação interna; Sala; Cozinha; Quarto; Banheiro; Quintal e outras - a cartilha oferece informações para tornar a residência de idosos mais segura, acessível e funcional. Atitudes simples, como evitar o uso de "descansos de porta" e usar tapetes antiderrapantes no banheiro, diminuem o risco de quedas.

Lançada em 2013, a publicação recebeu apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pode ser acessada gratuitamente por todos os interessados no site http://acessibilidadenacasadeidosos.blogspot.com.br/.

Confira também:

Em 2013, o Procon-SP publicou a cartilha "Direitos do consumidor idoso e outras informações úteis", que apresenta os direitos dos idosos quanto ao atendimento preferencial, trabalho, aposentadoria, habitação, saúde, cultura, esporte e lazer, educação, transporte e estacionamento. Também orienta sobre os cuidados com as práticas comerciais desleais e propaganda.

Para acessar, clique aqui.